Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Rainha e padroeira do Brasil!


Nossa Senhora Aparecida #GersonPortella
Nossa Senhora Aparecida #GersonPortella

Nossa Senhora Aparecida foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Principal em 16 de julho de 1930, por decreto do papa Pio XI. Em 30 de junho de 1980, foi decretado oficialmente feriado no dia 12 de outubro, dedicando este dia a devoção. Nesta Lei, a República Federativa do Brasil reconhece oficialmente Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil.

Aparição

As mãos da santa e do artista #GersonPortella



Gerson Portella e sua Nossa Senhora de Aparecida
Em outubro de 1717, o povo de Guaratinguetá decidiu fazer uma festa em homenagem à visita de Dom Pedro de Almeida, que era governante da capitania de São Paulo e Minas de Ouro. Os pescadores lançaram seus barcos no Rio Paraíba, com a intenção de oferecerem peixes ao conde. Três pescadores Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso rezaram para a Virgem Maria e pediram a ajuda de Deus. Após várias tentativas infrutíferas, desceram o rio até chegarem ao Porto Itaguaçu. Quando iam desistir da pescaria, João Alves jogou sua rede novamente e, em vez de peixes, apanhou o corpo de uma imagem da Virgem Maria, sem a cabeça. Ao lançar a rede novamente, apanhou a cabeça da imagem, que foi envolvida em um lenço. Após terem recuperado as duas partes da imagem, a figura da Virgem Aparecida teria ficado tão pesada que eles não conseguiam mais movê-la.  A partir daquele momento, os três pescadores apanharam tantos peixes que se viram forçados a retornar ao porto, uma vez que o volume da pesca ameaçava afundar as embarcações. Este foi o primeiro dos muitos milagres atribuídos à imagem. 


A coroa de ouro e o manto azul


Em de 1888, a princesa Isabel visitou pela segunda vez a basílica e ofertou à santa, em pagamento de uma promessa (feita em sua primeira visita, em 8 de dezembro de 1868), uma coroa de ouro cravejada de diamantes e rubis, juntamente com um manto azul, ricamente adornado, mas só em 1904, a imagem foi coroada com a riquíssima coroa doada pela princesa Isabel e portando o manto anil, bordado em ouro e pedrarias. 

A riqueza dos detalhes

A imagem original
A santa em momento de peregrinação
 Fonte:Wikipédia

Comentários