Athos Bulcão, Artista Plástico


Athus Bulcão e Oscar Niemeyer
 “Artista eu era. Pioneiro fiz-me. Devo a Brasília esse sofrido privilégio. Realmente um privilégio: ser pioneiro. Dureza que gera espírito. Um prêmio moral”. Athos Bulcão.

O artista em seu ateliê
"As obras de Athos Bulcão estão presentes em vários espaços públicos de Brasília: na Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, no Parque da Cidade, no Palácio do Itamaraty, no Congresso Nacional, na Câmara Legislativa, na Universidade de Brasília, no Teatro Nacional, entre outros. Há mais de 200 obras de integração da arte à arquitetura espalhadas pela cidade."

Painel para o Cinema do Palácio Jaburu
 “Athos Bulcão chegou em Brasília com a equipe de Oscar Niemeyer, adotou a cidade, e nela permanece produzindo trabalhos de integração da arte com a arquitetura. (…) Os azulejos e os painéis de integração fazem parte do acervo da humanidade, não só por estarem em Brasília – Patrimônio Cultural da Humanidade -, mas porque Athos Bulcão é um artista com grande sensibilidade para intervenções em espaços públicos, produzindo obras que se incorporam harmonicamente à paisagem e estão acessíveis a qualquer cidadão. Além de azulejos e painéis, pinturas, desenhos, objetos, máscaras, fotomontagens, cenários para teatro e artes gráficas fazem parte da arte de Athos Bulcão”.
Trecho do texto da Fundação Athos Bulcão para o livro “Athos Bulcão”, 2001.


Painel-na escadaria do Clube do Congresso, Brasília

Painel do Auditório do Hospital de Brasília
Painel no Memorial JK, Brasília

Painel Salão Verde, Congresso Nacional, Brasília

Pintura sem nome

Pintura sem nome

Composição de paineis

Composição de paineis

Composição de paineis

Composição de paineis

Composição de paineis



Comentários